Missão

Inserida na Divisão Académica da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa – FAULisboa, a Secretaria de Pós- Graduação do 3º Ciclo e cursos de formação contínua tem como missão a organização e gestão dos serviços de apoio aos alunos durante os respectivos percursos escolares, bem como ao corpo docente, em um dos três ramos científicos que lhe confere o grau de Doutor: Curso de Doutoramento em Arquitectura – CDA, Curso de Doutoramento em Urbanismo – CDU e Curso de Doutoramento em Design – CDD. As recentes mudanças de organização interna que levou à autonomia administrativa da Secretaria do 3º Ciclo, com suporte na modernização da plataforma electrónica e das nova organização científica em vigor.

Tais objectivos são coerentes com a missão e estratégia adoptados pelos Cursos de Doutoramento da Faculdade de Arquitectura, e destina-se especificamente ao desenvolvimento da capacidade de investigação e produção cientifica dos seus alunos e na investigação aplicada, com base na prestação de serviços à comunidade, tendo especial atenção à articulação entre investigação individual e as linhas de investigação desenvolvidas de forma socioculturalmente responsável e operativa pelo corpo docente na instituição.

A missão da Secretaria de Pós-Graduação do 3º Ciclo, consagrada nos seus regulamentos está assegurada por meio do portal electrónico oficial da FAUlisboa. Este portal tem sido alvo de esforços de inovação e modernização de modo contínuo, permitindo aos alunos aceder ao NETPA, a partir da homepage da instituição. Aí constam, entre outros elementos complementares, os objectivos dos cursos, o corpo docente e respectivos currículos e os programas das unidades curriculares (UC). O atendimento individual proporcionado pela secretaria do 3º Ciclo asseguram uma informação relevante, personalizada, regular e actualizada contribuindo para o desenvolvimento, transmissão e internacionalização do conhecimento científico.

Competências

A Secretaria do 3º Ciclo e cursos de formação contínua da Divisão Académica é responsável, entre outras actividades da área académica que lhe são superiormente atribuídas, pela gestão administrativa dos processos relacionados ao percurso académico do aluno neste Ciclo de Estudos. Este processo inicia-se com a candidatura a um ramo do doutoramento e o processo de seleção e prolonga-se até a realização e defesa da Tese de Doutoramento. É responsável ainda pela organização e controlo dos processos do reconhecimento e de registo de graus académicos.

A Secretaria de Pós-Graduação do 3º Ciclo visa a institucionalização de um conjunto de procedimentos que imprimam a melhoria contínua e cabe averiguar a gestão e controlo do pagamento de propinas e de outros emolumentos inerentes, de modo a estar apta a dar resposta por meio da elaboração de relatórios sobre a matéria quando solicitadas pela Divisão Académica e pela Reitoria.