Missão

A Divisão Académica da Faculdade de Arquitectura da Ulisboa subdivide-se em três áreas: 
• Secretaria de Graduação (1º e 2º ciclo)
• Secretaria de Pós-Graduação (3º ciclo; cursos avançados e não conducentes a grau)
• Secretaria de Mobilidade (alunos incoming e outgoing)

Sendo esta unidade responsável pela organização e gestão da relação dos alunos com a instituição, nesta área prestam-se informações aos alunos, certificam os graus académicos e registam-se os seus percursos escolares.
Os esforços de inovação e modernização são constantes, permitindo aos alunos aceder comodamente à plataforma electrónica (NETPA), a partir da homepage da instituição.

Competências

À Secretaria da Divisão Académica compete, entre outras actividades da área académica que lhe são superiormente atribuídas, a gestão administrativa e académica dos processos que afectam a vida académica do aluno, desde a fase da sua inscrição e matrícula até à finalização dos estudos de primeiro, segundo ou terceiro ciclo. Compete ainda a organização e acompanhamento dos processos relativos à realização das provas académicas de agregação e de doutoramento; a organização e controlo dos processos de equivalências, de reconhecimento e de registo de graus académicos.
Assegurar com eficácia a gestão e controlo do pagamento de propinas e de outros emolumentos devidos pelos alunos de todos os ciclos de estudo, bem como a emissão de listagens de alunos devedores de propinas para divulgação e elaboração de relatórios solicitados pela Divisão Financeira da FA, Reitoria e outras entidades.
Prestar informações sobre as condições de ingresso e frequência dos cursos ministrados na FA, conferentes e não conferentes de grau e ainda gerir e organizar o processo de seleção de reingressos, mudanças de curso, transferências, concursos especiais e candidaturas a 2º e 3º ciclos de estudo.